Atividade física e repouso

Introdução

Atividade Física é qualquer movimento corporal executado pelos músculos, e que resulte num desgaste energético acima dos níveis de repouso. Se for praticada de forma adequada, ajuda a um estilo de vida saudável. Esta regula beneficamente o estímulo social, mental e físico. É um forte pilar na prevenção de doenças, isto é, um dos principais mecanismos para melhorar a saúde.


O repouso está intimamente associado e implicado na atividade física  e corresponde ao tempo de recuperação para que seja restituída a energia necessária ao organismo, promovendo a regeneração corporal.
A falta de repouso provoca mal-estar no organismo e perda de rendimento, por isso é necessário que haja um certo tempo para os músculos recuperarem.
É necessário haver uma boa compilação entre o desgaste e a sua reposição para uma boa manutenção do estado físico e funcional do corpo.

A forma mais importante de repouso é o sono nocturno. 





A atividade física contribui enormemente para o bem-estar do ser humano. Quando praticada de forma correta e regular traz enormes vantagens para o nosso organismo.

Vantagens:
·         Ajuda a pessoa a sentir-se melhor e aumenta a sua auto-estima;
·         Ajuda a manter e a regular o peso;
·         Contribui para a manutenção de uma postura correta;
·         Aumenta a força e tonifica os músculos;
·         Melhora a circulação sanguínea e a frequência do batimento cardíaco;
·         Protege contra doenças cardiovasculares;
·         Atrasa processos de envelhecimento;
·         Melhora os estados de ansiedade e de depressão.


Por outro lado, se a actividade física for feita em excesso, sem um mínimo regulamento e metodologia, pode apresentar-se como uma desvantagem para o nosso corpo.
           
Condições em que a atividade física/ desporto se apresenta como desvantagem:
·         Má educação da parte física (falta de preparação; desadequada compleição física em relação ao desporto; objetivos mal definidos;
·         A técnica utilizada para a prática ser mal utilizada;
·         Más posturas antes, durante e a seguir à prática;
·         Alimentação desadequada;
·         Falta de hidratação;
·         Ingestão de medicamentos para atingir objectivos;
·         Práticas desportivas sobre o efeito de álcool ou de drogas.

Consequências de uma actividade física desregulada:
·         Aparecimento de lesões;
·         Aparecimento de fragilidades ósseas;
·         Desgaste dos músculos;
·         Acidentes Vasculares;
·         Aumento do peso;
·         Envelhecimento mais rápido.






Repouso

Cada desportista deve ter um período de sono em média 7 a 8 horas por noite, como também períodos de repouso (descanso) entre as actividades. Este repouso acarreta alguns benefícios tais como:
  •          Relaxamento e descontracção dos músculos;
  •          A circulação sanguínea é favorecida;
  •          Ajuda na eliminação das toxinas acumuladas durante o dia;
  •          Regulariza a frequência do batimento cardíaco;
  •          Ajuda no repouso físico e mental;
  •          Aumentas as defesas do sistema imunitário;
  •          Ajuda na recuperação do organismo.


A falta de repouso acarreta vários distúrbios como:
·         Hipertensão;
·         Imunidade baixa;
·         Diabetes;
·         Obesidade;
·         Doenças cardíacas;

Bem como a nível comportamental:
·      Irritabilidade;
·      Desequilíbrio emocional;
·      Ansiedade excessiva;
·      Depressão;
·      Desequilíbrio físico e mental;
·      Indisponibilidade para o contacto social.

Por isso, para não haver uma noite de sono insatisfatória não beba bebidas alcoólicas, não pratique exercício antes de dormir e não durma com a luz ou televisão ligada.


Como dormir melhor:
  •          Fazer intervalos regulares durante o dia;
  •          Fazer diariamente 30 a 60 minutos de actividade física;
  •          Estabelecer horário para levantar, para comer, para fazer exercício e para dormir;
  •          A refeição da noite deve ser pelo menos 4 horas antes de deitar;
  •          Banho de imersão antes de deitar.







Conselhos importantes relativamente à prática desportiva/ atividade física:


Início da Atividade Física:
·      Antes de iniciar qualquer atividade física deve alongar os músculos principais do corpo e os mais importantes para a prática em questão.
·      Necessita também de fazer uma ativação geral, isto é ativar todas as partes do organismo necessárias para o desenvolvimento da atividade física.
·      Deve ter armazenado algumas horas de descanso, para que a atividade física seja feita da melhor maneira até ao final da prática.
·      Ao iniciar a actividade em questão, nunca deve fazê-lo de forma repentina. Deve iniciar progressivamente a prática até que chegue ao seu limite. Após atingi-lo deve tentar ultrapassa-lo, mas sem nunca esforçar em demasia.


Fim da Atividade Física:
·      Quando estiver a chegar ao fim da sua atividade, deve ir reduzindo os níveis de esforço e nunca pare por completo e de um modo repentino.
·      Depois de terminar a prática, deve voltar a alongar os músculos, para que em dias seguintes não sinta tanto o esforço realizado e para que possa treinar regularmente sem ter problemas musculares.
·      De seguida, deve dispor de algumas horas de repouso para recuperar todos os processos necessários para o funcionamento correto do organismo.



Sete coisas que você precisa saber sobre atividade física:

1.  A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que o cidadão deixe de ser sedentário. Estes trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três partes de 10 minutos cada.

2.  O mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as probabilidades de abandonar a prática.

3.  Pequenas modificações no hábito diário – como subir escadas, sair do autocarro uma paragem antes, passear com o cão, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudá-lo a movimentar-se mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.


4.  É importante que os adultos pratiquem duas horas de actividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada intensa por dia.

5.  Um Minuto de atividade física intensa é compatível com dois minutos de atividade moderada. A caminhada em ritmo acelerado, a hidroginástica, os passeios de bicicleta e jogar ténis em duplas, são alguns dos exemplos para atividade física moderada. Já a corrida, a natação e a corrida de bicicleta são consideradas intensas.

6.  Durante a prática de um exercício físico é possível que haja uma redução na taxa de glicose da pessoa. O indicado, principalmente para pessoas com diabetes, é que levem consigo algum tipo de carbohidrato de absorção rápida.


7.  As actividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por estimularem a serotonina (hormona da felicidade). 

4 comentários: